quinta-feira, 3 de julho de 2008

Telefônica pode ser multada por pane que travou serviços essenciais

Em nota, empresa diz que procura causa do problema que começou na tarde de quarta. Procon avalia explicações para verificar se aplicará multa de mais de R$ 3 milhões.

Na noite desta quinta-feira (3), a Telefônica ainda buscava descobrir o motivo da pane que comprometia o acesso à internet para clientes da empresa em cidades do interior, litoral e Grande São Paulo há mais de 24 horas. O Procon enviou uma notificação para a empresa para que sejam esclarecidos os motivos da paralisação do serviço, que afetou atividades essenciais do governo do estado, prefeituras e empresas. Em caso de falha comprovada, a multa pode chegar a R$ 3,192 milhões.

Além de empresas, clientes residências também foram afetados. Entretanto, a empresa não divulgou estimativas do número de clientes prejudicados e informou, através de nota, que o problema “provoca funcionamento intermitente em parte da rede de dados, afetando alguns dos serviços prestados”. Além de órgãos da administração pública, agências dos bancos Nossa Caixa e Itaú na capital paulista foram afetadas.

Segundo Paulo Artur Góes, diretor de fiscalização do Procon, será aguardada a resposta da concessionária para analisar se ela será multada ou não. “Caso fique confirmado que houve alguma falha na prestação de serviço e que, devido a isso, o consumidor foi lesado de alguma forma, a empresa pode ser enquadrada no artigo 55 do parágrafo 4º do Código de Defesa do Consumidor", explicou.

|G1

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