segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Especial | Descolagem 3 - Uma nova escola para um novo aluno

Neste sábado, dia 22, foi realizada mais uma edição do Descolagem, evento criado pelo NAVE (Núcleo Avançado de Educação - RJ), com a curadoria e organização do jornalista e blogueiro Beto Largman.

      

Esta terceira edição trouxe como tema: "Tecnologia e Educação: uma nova escola para um novo aluno". Participaram os seguintes especialistas: Patricia Konder (diretora pedagógica da Escola Parque no Rio de Janeiro), Paulo Blikstein (professor em Stanford na área de novas tecnologias para educação), Luli Radfahrer (Ph.D. em Comunicação Digital), além da apresentação do grupo Lens Kraftone, que faz música com o Wiimote, transformando o controle do Wii para simular instrumentos musicais.

Basicamente, as apresentações foram sobre o modelo de escola, que, apesar do desenvolvimento e da maior acessibilidade à tecnologia, continua praticamente o mesmo: alunos, divididos em grupos por faixa etária, em salas, e um professor na frente ditando as regras.

“A escola ainda não incorporou os computadores e as novas tecnologias como instrumentos essenciais do cotidiano. Continua acreditando em aulas expositivas, com alunos passivos que escutam professores. [...] Se alguém fosse congelado há duzentos anos e acordasse agora, não reconheceria várias coisas, mas reconheceria uma escola” – diz Patrícia.

Mas a mudança de paradigmas (ou paradinhas, como Radfahrer prefere dizer) é complicada, pois as pessoas precisam mudar suas referências sobre algo, e isso não é muito fácil. “Galileu quase foi para a fogueira, porque todos acreditavam em outra coisa”.

Em seguida, Paulo Blikstein apresenta o pensamento computacional. Explica que, se queremos formar cidadãos no século 21, temos que ensiná-los a pensar. Hoje em dia, se olharmos à nossa volta, estamos cheios de objetos que pensam por nós.

“O papel como mídia é que gerou esse problema. A educação tradicional é que convenceu a gente de que matemática são fórmulas. [...] A única forma de manipular grandezas abstratas era representá-las no papel. O mesmo para a matemática.”

Blikstein faz uma demonstração, de como calcular a área de um círculo sem usar fórmulas, apenas usando uma técnica de probabilidades. Não é exato, mas é uma maneira relativamente mais fácil e que chega perto.

"Esse é um pensamento computacional, transforma coisas que seriam complicadas em coisas mais simples. Isso não é brincadeira de criança é um método que físicos usam para estudar mecânica quântica e mecânica estatística."

A seguir, Luli Radfahrer fecha o evento com sua incrível apresentação sobre a importância da revolução digital na vida do “novo aluno”. Segundo ele, muitos professores ignoram, ou proíbem o uso da tecnologia pelos alunos, porque há uma certa resistência ao desconhecido. “Com tantas inovações tecnológicas, uma sala de aula de hoje não é diferente em sua essência de uma do século XVI? Será que em 500 anos nada mudou?”, indaga.

A Classe AB usa internet pra trabalho, classe C usa pra entretenimento e socialização, orkut, messenger, como se fosse telefone. Onde não há ensino não há conteúdo. O que lhes falta é critério. “Critério é noção. Quem não tem critério é o sem-noção.”

Luli explica que a escola sempre foi uma rede social. Os alunos não vão pra escola pela aula, e sim para encontrar amigos.

De nada adianta a escola entupir o aluno de informação, conteúdo. A função principal da escola deveria ser inspirar o aluno, ensinar a pensar, a resolver problemas.

“Qualquer coisa que eu leio deve marcar o início de um diálogo, toda a informação deve estar acessível, idéias são como pessoas, pessoas são idéias na forma de carne, sites são idéias em páginas, as idéias aparecem não quando você lê mas quando você discute. Não se tem uma idéia, se cultiva uma idéia.” – Finaliza Radfahrer.

 

Como nas edições anteriores, era possível assistir ao Descolagem ao vivo pela internet, via streaming, e falar o que quiser no twitter, com a tag #descolagem. A Maffalda fez um live-blogging do evento, anotando praticamente tudo o que aconteceu por lá. Como eu não me lembro exatamente todos os diálogos, todas as citações deste post foram retiradas de lá.

Terminado o Descolagem, boa parte dos blogueiros que ali estavam, foram direto ao #BOD – Blogs On Dance, evento musical onde os blogueiros eram os DJs da noite. Mas essa já é outra história, para outro post...

Fotos: Patricia Haddad / Carlos Cardoso

Mais informações: NAVE | Blog do Beto Largman

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