Ok, sei que demorei um pouco pra escrever esse post, mas como dizem por aí… antes tarde do que nunca, né? É claro que eu não poderia deixar passar em branco esse importante evento, que aconteceu no dia 6 de Janeiro.
A MacWorld é um evento anual, onde Steve Jobs vem à publico anunciar as novas criações e atualizações da Apple. Mas desta vez foi diferente. Por motivos de saúde (problemas hormonais, segundo o próprio), Steve não pode comparecer. Ao invés dele, a apresentação foi comandada por Phil Schiller – vice presidente de Marketing.
O primeiro assunto abordado foram as novas versões do iLife e iWork, suíte de aplicativos gráficos e de escritório, para Macs. As novidades:
iPhoto: reconhecimento facial nas fotos, organização das fotos por lugares (utilizando sistema de GPS e Google Earth), interação com Facebook e Flickr, e novas opções de slideshow.
iMovie: novos efeitos de transição, temas, estabilizador de vídeos e edição mais precisa.
Garage Band: incluem aulas básicas de instrumentos, e artistas ensinando como tocar sua música.
Keynote: novos temas e transições, gráficos animados, e um aplicativo para iPhones e iPod Touchs que controla a animação via wireless.
Pages: visualização em tela cheia, templates, editor de fórmulas matemáticas.
Numbers: fácil aplicação de fórmulas, organização de tabelas por categorias, gráficos avançados e novos templates.
iWork.com: um serviço online para comnpartilhamento de arquivos, que conversa com o iWork. praticamente um Google Docs, à la Apple.
As suítes iLife e iWork custam a partir de US$ 79,00 (O iLife já vem incluso nos novos Macs).
Depois de conhecermos os novos softwares, vamos ao hardware. A seguir, Phill apresenta o novo MacBook Pro, com tela de 17 polegadas, novas baterias mais duráveis, com autonomia de até 8 horas. Tudo isso, procurando ser mais ecologicamente correto o possível – inclusive, esse é o tema principal do seu vídeo publicitário:
E para finalizar, novidades no iTunes. Agora será possível fazer downloads do conteúdo da iTunes Store, via 3G no iPhone – antes só era possível por wi-fi.
Além disso, o acervo da loja estará disponível em três faixas de preços: US$ 0,69, US$ 0,99 e US$ 1,29.
E por fim, uma grande novidade para a iTunes Store: até o final do trimestre, toda mídia comercializada na loja online estará livre de DRM – proteção de cópia, que dificultava principalmente o compartilhamento de músicas.
Então, é isso aí. Essas foram as novidades do mundo Apple para o começo deste ano. Para assistir o keynote completo (em inglês), clique no botão abaixo, e selecione a resolução do vídeo:
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