Começam hoje as vendas de GTA4. Jogo polêmico deve vender 6 milhões na primeira semana, superando 'Halo 3'.
Grand Theft Auto 4 chegou às lojas norte-americanas na terça-feira, com os fãs formando filas à meia-noite a fim de adquirir as primeiras cópias do jogo de ação elogiado como uma obra-prima brutal e satírica de estatura semelhante a filmes como "O Poderoso Chefão".
Grupos de varejo como a GameStop e a Best Buy estavam aceitando encomendas antecipadas do jogo há semanas e muitas lojas abriram suas portas à meia-noite a fim de atender aos fregueses ansiosos por estarem entre os primeiros a jogar.
O lançamento de "GTA IV" deve ser o maior evento de entretenimento do ano, com as vendas de até 400 milhões de dólares previstas para a primeira semana, o que superaria os resultados de "Halo 3", da Microsoft, lançado no ano passado.
Em uma loja GameStop na região central de Manhattan, fãs mais entusiasmados como John Alba e Enmanuel Lorenzo formavam uma fila que se estendia até quase a esquina para comprarem "GTA IV".
O lançamento, que deveria ter acontecido em outubro do ano passado, foi adiado até a abril, em larga medida devido a obstáculos tecnológicos que tiveram de ser superados.
Consultores apontam que o jogo deve vender um total de 9 milhões de cópias no mundo todo - a produtora Rockstar Games prevê que 6 milhões sejam vendidas na primeira semana. "Vai ser o jogo do ano", diz Edward Woo, analista da indústria de games do órgão Wedbush Morgan Securities.
A série "GTA" tornou-se um ícone da rebeldia nos games, e é citada por críticos como o tipo de jogo responsável por influenciar adolescentes a "seguirem o caminho do crime".
O órgão Entertainment Software Rating Board (ESRB), que dá a classificação etária dos jogos nos Estados Unidos, rotulou "GTA IV" como "mature" (M), o que significa que as lojas não podem vendê-lo para menores de 17 anos.
O selo informativo diz que o jogo contém "violência intensa, sangue, linguagem forte, conteúdo sexual forte, nudez parcial e uso de drogas e álcool". Durante as horas que passa em Liberty City, o jogador pode simular sexo com prostitutas e dirigir bêbado - situações que os produtores da Rockstar vêem com naturalidade, lembrando que os jogos hoje em dia são feitos para adultos.
Em entrevista à revista de games Electronic Gaming Monthly (EGM), o produtor de "GTA" Sam House foi enfático: "Nossos jogos são feitos claramente para adultos – foi por isso que fundamos essa empresa. A partir dos 17 anos, acho que você tem o direito de jogar o que bem entender".
Apesar da percepção geral de que jogos são feitos para crianças, a indústria tem estatísticas que mostram que o jogador típico tem mais de 30 anos.
"Os pais precisam se certificar de que os filhos estejam jogando títulos apropriados para sua idade e nível de maturidade", diz um comunicado da ESRB em parceria com o Instituto Nacional para a Mídia e Família (NIMF).
DIVERSÃO PARA ADULTOS
Enquanto a preocupação com jogos violentos aumenta, estatísticas mostram que nos EUA os crimes diminuíram enquanto a presença de games explodiu.
"Se houvesse essa tendência de comportamento, você veria um crescimento nos crimes entre os mais jovens, mas isso não existe", diz Mia Consalvo, professora assistente especializada em videogame da Universidade de Ohio.
No jogo anterior, "GTA San Andreas", a Rockstar facilitou o trabalho dos críticos ao não remover um mini-jogo de sexo, optando por ocultá-lo. A surpresa logo foi descoberta por um programador e liberada na internet. O caso "hot coffee" obrigou o jogo a ter classificação revista – para "somente adultos’.
A fórmula de GTA é definida por uma história cativante e um mundo aberto que permite ao jogador ser livre para ir onde quiser, quando e como quiser. A série foi pioneira nesse estilo, quando a maioria dos jogos ainda seguia o estilo linear de missões em ordens pré-definidas.
Em vez de assistir trechos de filme e fica contemplando uma história, você pode escolher outro caminho e direcionar a história", diz Woo. "É o que as pessoas querem. Mais diversão interativa, menos show de TV".
A Take-Two, dona da Rockstar, rejeitou uma oferta de compra de US$ 2 bilhões feita pela Electronic Arts (EA), a maior produtora de games do mundo.
Fonte: G1 Tecnologia, Reuters
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