A TIM e a Claro já estão mostrando em São Paulo o quanto as redes celulares podem fazer pela internet com 3G. A primeira e óbvia vantagem: para quem está na rua, o fim da eterna busca por hotspots.
Só para dar uma idéia da velocidade dessas redes, um teste com o modem da Claro, que estreou em 3G em dezembro, a velocidade média foi de 1.168 kbps. Com a TIM, que começou a operar em 3G em São Paulo 7 dias atrás, foi de 928 kbps. Nos dois casos, velocidade para garantir uma navegação mais do que confortável fora do escritório e de casa.
Na rua, os modems de 3G já convencem. É um alívio ir para um evento, por exemplo, com a garantia de que, se a rede Wi-Fi local não estiver disponível, ou cair, é possível continuar plugado sem problema. Idem quando se vai a um escritório de outras pessoas, e não se precisa pedir, por favor, licença para entrar na rede da empresa.
Já nos escritórios e em casa, para quem tem opção de banda larga por ADSL ou cabo, a estória ainda é outra. Há velocidades bem maiores disponíveis para esses ambientes, e que estão ficando cada vez mais aceleradas. A Telefônica já acena com 40 Mbps, a Net com 12, a GVT com 20. Não será tão cedo que as redes celulares vão conseguir competir nessa faixa.
0 comentários. Comente aqui!:
Postar um comentário