Cientistas da ETRI (Eletronics and Telecommunications Research Institute (ETRI), sediado na Coréia do Sul, anunciaram o desenvolvimento de um formato de áudio que pode ser considerado uma evolução do MP3. Com o nome de M9T, o padrão permitirá que o usuário controle o volume dos instrumentos presentes nas canções como bem entender.
Também conhecido como Music 2.0, o arquivo traz seis canais de som, dedicados a voz, coro, piano, violão, base e bateria. Ele conta também com uma interface que possibilita o manuseio do volume de cada canal por meio de barras de controle. Com isso, será possível focar um determinado instrumento nas músicas.
Segundo Ham Seung-chul, chefe da Audizen, uma das empresas envolvidas no desenvolvimento do novo arquivo, o M9T, “é como ter um CD ou uma fita cassete, já que ele também permite a execução de cópias sem a preocupação de direitos autorais”. De acordo com o executivo, uma vez que você adquire uma música no formato, pode distribuir aos amigos como desejar. “Não queremos ser muito suscetíveis ao DRM (Digital Right Management).
Até o momento, empresas do porte da Samsung e da LG já mostraram interesse no Music 2.0. Elas pretendem adotá-lo em seus celulares até o final de 2008.
0 comentários. Comente aqui!:
Postar um comentário