quinta-feira, 3 de julho de 2008

Pane afeta 'espinha dorsal' da internet pela Telefônica

Empresa diz que problema atinge órgãos públicos e empresas, mas não divulga números. Problema estaria em 'backbone', rede principal por onde os dados são transmitidos.

O problema que deixou o governo do Estado de São Paulo, empresas e usuários sem internet em todo o estado desde quarta-feira (2) está no roteamento de backbone da companhia, de acordo com funcionários da Telefônica que falaram à Rádio CBN com a condição de não serem identificados.

O backbone, tradução de "espinha dorsal", é uma rede principal por onde passam dados de todos os clientes da Telefônica: grandes empresas, governos e até usuários domésticos do Speedy. Essa mesma rede também é responsável pelo tráfego de dados entre grandes cidades e até com outros países.

Segundo um dos funcionários, os usuários podem amargar mais horas sem conexão, justamente porque as ferramentas de monitoramento e solução de problemas, que estão instaladas no backbone, também estariam fora do ar.

 

BACKBONE

Por ser a rede principal, o backbone captura e transmite informações de várias redes menores que se conectam a ele. Quando o usuário envia um e-mail, por exemplo, essa informação vai de sua rede local para o backbone e, então, é encaminhada até a rede de destino. O mesmo acontece quando o internauta acessa informações de um site: elas têm de passar pelo backbone até chegarem à rede local do usuário.

“O backbone pode ser comparado a uma grande estrada. Durante toda a sua extensão há entradas e saídas para diversas cidades, que seriam essas redes de menor porte. Todas essas vias [ou pequenas redes] estão conectadas à estrada principal [backbone]”, compara Eduardo Parajo, presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abranet).

 

FALHA

De acordo com os funcionários ouvidos pela CBN, ao contrário do que chegou a ser divulgado, o problema não começou no fim da tarde de quarta-feira e, sim, logo pela manhã, sem qualquer sucesso por parte da Telefônica na solução da falha.

Este funcionário informou que os técnicos envolvidos na resolução do problema não estão conseguindo identificar as reais causas do bug e que isso pode demorar até o fim da noite desta quinta-feira.

Mais da metade dos clientes da Telefônica estariam sem conexão de internet.  De acordo com um outro funcionário, a cada cinco minutos, o callcenter da empresa recebe mil reclamações. A Telefônica disse que não vai comentar as informações levantadas pela rádio.

|G1

0 comentários. Comente aqui!: